sexta-feira, novembro 11, 2011

O Fascismo à Brasileira ou Aos Pombos Enxadristas

Discutir com fascista é tipo jogar xadrez com pombo: ele caga no tabuleiro, derruba as peças e depois sai voando e cantando vitória.

Essa neo-direita brasileira está toda composta de pombos enxadristas que passam a vida na internet falando mal de comunista, feminista, pró-negros, pró-gay, pró-legalização da maconha, anarquistas, humanistas, ateus, agnósticos e mais seres humanos que por quaisquer motivos botam a boca no mundo e protestam. A maioria deles é legalista, mas tão legalista que acredita que se a união civil homoafetiva for legalizada, ele estará automaticamente obrigado a dar a bunda...

Vivem falando dos absurdos da corrupção do PT, mas acham maneiro a PM baixando a porrada em QUALQUER protesto que aconteça em São Paulo, seja ele pacífico ou não. Os senhores feudais de São Paulo (leia-se DEMo e PSDB, dentre alguns outros), estão sempre certos e são os guardiões da moralidade política.

Eles sempre recorrem ao "argumento" de que os movimentos sociais fazem baderna, sendo baderna definida apenas pelo ato de ocupar o espaço público e dar visibilidade às suas insatisfações. Claro que o movimento para jesus whatever não é considerado baderna. Tampouco é baderna a marcha pra jesus ou sua versão mascarada, a parada do orgulho heterossexual (como alguém definiu bem "orgulho de quem não dá a bunda apesar da tentação").

Meus amigos, os pombos enxadristas são experts em coerência...

Na verdade eu tenho é dificuldade de entender o que a "neo-direita" tem por princípio. Será que eles são contra qualquer mudança? Será que eles são assim tão privilegiados a ponto de se sentirem ameaçados se mais pessoas puderem gozar plenamente de seus direitos civis mais básicos? Será que eles odeiam tanto a noção de direitos humanos, porque talvez se considerem de alguma outra espécie. Será algo como "homo submissus" ou "homo conservadorius" (antes que me xinguem, obviamente não sei latim, considerem um neologismo)?

Eles acham que ser defensor da tal moral e bons costumes (como se moral e bons costumes não fossem em si noções historicamente determinadas) é uma coisa legal, que os torna pertencentes à essa classe superior. O tom do "pensamento conservador" está sempre referido a um "antes" que jamais existiu, a noções que fazem apenas parte de seu imaginário limitado (porque né, imaginação é uma coisa muito exótica para gente assim), em um mundo onde a família já foi perfeita, as pessoas obedeciam as leis, não havia criminalidade e nem "toda essa pouca vergonha que tá aí".

O movimento de reflexão constante que deveria ser comum a todos os seres humanos é terminantemente recusado. Eles estão sempre no mesmo lugar, logo jamais refletem acerca do mundo ou de si mesmos. Se acham em um estado de tão suprema perfeição que não podem ser questionados, mas não aguentam 20 palavras sem uma falácia ou clichê da direita estilo "comunistas, cuba vos espera" e imbecilidades do tipo.

Daí, o que tenho eu a dizer para eles? Nada tenho a dizer, porque eles não ouviriam mesmo. Ainda bem que em geral eu vivo em um mundo onde as pessoas acham que poderíamos, só para variar, tentar ser legais umas  com as outras... Mesmo 2000 anos depois, ainda tem gente que me crucificaria se pudesse.

Então, meus queridos pombos, sejam felizes, só não queiram que eu seja como vocês. Quando eu vejo o quão absurdamente constrangidos, aprisionados e alienados vocês são, eu só consigo sentir a genuína pena de quem sabe sorrir sinceramente e ainda acredita que um dia vocês evoluirão de pombos a humanos e de pombo enxadrista a Kasparov.

Para quem interessar possa: 

http://fotolog.terra.com.br/neuroscience:105

http://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_do_pombo_enxadrista

Nenhum comentário: